sexta-feira, 21 de março de 2008

História e Geografia da Turquia



A Turquia (Türkiye, em turco), cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país eurasiático constituído por uma pequena parte europeia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia. Limita com oito países: Bulgária, Grécia, Geórgia, Arménia, Irão, Azerbaijão, Iraque e Síria. É banhada pelo Mar Negro, Egeu, Mar de Mármara e pelo Mediterrâneo. A capital deste imenso país é Ancara apesar da sua maior cidade ser Istambul.

Nos termos da constituição turca, a Turquia é uma República democrática, secular e constitucional cujo sistema político foi estabelecido em 1923, após o fim do Império Otomano. Esta mudança foi encabeçada por Kemal Ataturk, fundador da República e primeiro presidente desta. Apesar de criar uma democracia não deixava de ser um ditador, no entanto era bastante moderado. Ainda hoje é bem visível em toda a Turquia a sua presença através de imagens, estátuas ou usando o seu nome em edifícios. Actualmente decorrem negociações para a Turquia aderir à União Europeia.

A Turquia é o 36º maior país do mundo com cerca de 780,000 km2. Neste imenso país vivem cerca de 80 milhões de pessoas, tornando-o o 15º país mais populoso do mundo com uma densidade populacional de 95,84 h/km2. Para uma ideia mais próxima, a Turquia é 8,5 vezes maior que Portugal.

Istambul é a maior e mais importante cidade da Turquia. Num território com um tamanho próximo do distrito do Porto (1850km2), esta cidade comporta cerca de 15 milhões de habitantes. Imaginem todos os habitantes de Portugal a viver no distrito do Porto e imaginem a confusão que seria… é mais ou menos o que acontece aqui. Apesar de ter o título de cidade Istambul, no sistema português pode ser visto como um distrito onde temos 27 cidades que atravessamos sem nos apercebermos que o fazemos.

No mapa de Istambul que aqui mostramos podem ver essas cidades assinaladas a rosa em letras grandes. Toda a zona mais clara é Istambul.

A Turquia e seus Estados antecessores foram uma ponte entre as culturas ocidental e oriental e o centro de diversas grandes civilizações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cajo, espero que te divirtas e corra tudo bem (gajas, copos e tudo o resto associado :) )

Grande abraço

Lamas

mikas disse...

andaste a peskisar no google.... beijo k saudadinhas!

claudia

P.S.: Esmoriz n é o mm sem ti (",)