segunda-feira, 19 de maio de 2008

De Mariza a Pessoa passando por Cesária Évora

Se há algo de que os turcos se podem orgulhar é da seu consumo cultural. Talvez pelo facto de serem o berço de diversas culturas e ponto de passagem de muitas outras ao longo da sua história, ainda hoje isso se reflecte no seu consumo de cultura.
Nas breves incursões que fizemos por livrarias e lojas de musica (e são muitas as que aqui existem), não pudemos deixar de ficar surpreendidos com o numero de cd's e livros que toda a gente leva para casa. Estas lojas estão sempre cheias de gente, seja a ler ou simplesmente para comprar.
Olhando atentamente para as prateleiras fomo-nos deparando com vários títulos portugueses ou de países de expressão portuguesa. Na música, encontramos Mariza, Madredeus, Camané, Mísia, Cesária Évora, e muitos outros para além de várias compilações, quer de fado ou mesmo de pop/rock nacional. Numa livraria decidimos arriscar e pedir um livro de Fernando Pessoa e eis que nos apresentam o "Livro do Desassossego" traduzido em turco. Decidimos procurar mais alguns autores e encontramos Jorge Amado.
O tempo já escasseava e acabamos por vir embora mas ficamos com duas certezas, a cultura que produzimos no nosso pequeno cantinho é sem dúvida valiosa e outra é que os turcos são um povo que realmente se interessa por cultura seja ela turca ou oriunda dos mais diversos países.

Sem comentários: