sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Uma noite na Ásia


Quando estávamos a pensar sentir a dureza do cimento turco por uma noite recebemos o convite da Emine para irmos para casa dela, aceitamos de bom grado e ficamos bastante curiosos, uma noite numa casa turca, com uma família turca e, no lado asiático de Istambul, o que mais poderíamos pedir?
Depois de um dia cansativo à procura de casa fomos a um bar conhecer uns amigos da Emine antes de atravessarmos o Bosforus de barco. Após uma curta viagem (15 minutos), ali estávamos nós, na Ásia. Apanhamos um autocarro e em alguns instantes chegamos a casa dela, estranho sentimento, entrar numa casa onde apenas se fala turco e onde as pessoas nos olham de forma curiosa. À porta ficaram os sapatos, outra tradição turca, já lá dentro fomos convidados a sentar no sofá enquanto o jantar ficava pronto. Quando chegamos à mesa tínhamos uma sopa fantástica à nossa espera, em seguida vieram uns feijões picantes e esparguete com... iogurte, sim, aqui a maioria dos pratos são acompanhados com iogurte natural, é estranho mas a verdade é que a combinação resulta bem. Como diz o nosso ditado,
"primeiro estranha-se, depois entranha-se".
Para terminar a refeição um doce tipicamente turco feito à base de frutos secos e bastante açúcar e o sempre presente chá. No final de tudo isto ficamos à conversa na mesa degustando os chás.
No final de tudo isto fomos para a cama, o dia tinha sido esgotante e era essencial uma boa noite de sono, contudo ainda ficamos um bom bocado na conversa, apenas os 4, eu, a Diana, o Tiago e a Gosia.
Acordamos no dia seguinte por volta das 10 horas e depois de um duche rápido fomos de novo para a cozinha tomar o pequeno-almoço. Não faltava nada naquela mesa, chá, compotas, pão, iogurte, ovos cozidos e umas inesperadas azeitonas, sim, outra coisa estranha, azeitonas ao pequeno-almoço. Após deste manjar ainda estivemos um pouco na conversa e partimos de novo para a Europa em busca de casa.
Esta foi a nossa primeira experiência na Ásia, foi um pouco estranho mas engraçado ao mesmo tempo, certamente voltaremos a pisar solo asiático até porque queremos conhecer bem a Turquia e a parte europeia é apenas um cantinho deste imenso país.

Sem comentários: